
No dia primeiro de novembro, dia de todos os santos na Guatemala, as pessoas da cidade de Santiago Sacatepéquez soltam enormes pipas muito coloridas, em homenagem aos mortos.

Elas são conhecidas como barilletas gigantes, elas são verdadeiras obras de arte. As pessoas que confeccionam as pipas demoram vários dias para concluí-las. As pipas gigantes são feitas de tecido colorido e bambu e, normalmente, seu tema é religioso ou folclórico. Nos anos recentes, no entanto, algumas retratam a corrupção do governo guatemalteca.

As pipas são hasteadas no cemitério Sacatepéquez – os guatemaltecos acreditam que assim eles podem se comunicar com os mortos. Usam roupas coloridas, limpam os túmulos dos entes queridos, cobrem os túmulos com pétalas coloridas e fazem um piquenique bem no cemitério.

As pipas são lançadas ao céu no anoitecer, quando as pessoas terminaram de limpar os túmulos e já fizeram seu lanche. As maiores têm diâmetros de até 30 metros. Os ventos fortes do período logo rasgam as pipas, mas sua beleza faz todo o trabalho valer a pena.



Apesar de serem feitas para honrar os mortos, as pipas de Santapéquez recebem prêmios de melhor design.




Vamos ler mais um pouco sobre esta linda historia.
Dia das celebrações mortas : pipas gigantes lançam o céu nas terras altas do prefeito da guatemala. Dia das celebrações mortas em sumpango sacatepequez. para o povo maia na guatemala esta é uma tradição anual que reúne famílias para homenagear aqueles que morreram. todos os cemitérios de 1º de novembro enchem famílias carregando flores para decorar os túmulos de seus entes queridos, mas também a conhecida tradição de barriletes gigantes ou pipas gigantes é um evento cultural que remonta à era pré-columbiana. pipas coloridas representaram a união do submundo do falecido e a terra dos vivos. de acordo com a lenda, as especificidades dos desenhos tecelagem e cores ajudaram os vivos a se comunicar com seus ancestrais e os ajudaram na viagem de volta à Terra para visitar a família sem interromper os maus espíritos. as mensagens significativas exibidas nos papagaios variam de um desejo de comunicar com os mortos à esperança de paz e companheirismo para os vivos. projetos são influenciados pelos movimentos sociais atuais, às vezes chamando o fim da violência descuidada ou da corrupção governamental. duas semanas antes do dia em que as comunidades locais começarem a juntar sua pipa. no primeiro dia em que homens solteiros da aldeia recolheram o bambu que é utilizado para a armação. cada parte é um recurso natural : as caudas são feitas de tecido a corda da maguey forte e até mesmo a cola é feita de casca de limão e água de flores da yucca. no dia do festival. os papagaios são transportados para os respectivos locais e assistidos para cima por várias pessoas.


